segunda-feira, 6 de novembro de 2017

O que é Terapia Holística?



O Holismo tem origem na palavra grega “holos”, que quer dizer todo, inteiro, completo. O Holismo afirma que um sistema não pode ser explicado ou entendido apenas pela soma de suas partes, pois o sistema como um todo é que determina o funcionamento de seus componentes. O princípio geral do Holismo pode ser resumido por Aristóteles em sua obra “Metafísica”, quando afirma: O todo é maior do que a simples soma de suas partes.

Sendo assim, a Terapia Holística enxerga o ser humano de maneira integral e não somente suas partes isoladas, analisando todo o seu contexto físico, emocional, mental e espiritual, ou seja, os quatro pilares de sustentação do ser humano. Por exemplo, quando uma doença se manifesta no plano físico, ela percorreu primeiramente um caminho que se iniciou no pilar espiritual, seguindo para o mental, depois para o emocional e então, surge no físico. A Terapia Holística investiga esses aspectos para compreender profundamente a origem da doença, das emoções em desequilíbrio, das crenças limitantes ou de qualquer outro fato que atrapalha a pessoa no momento atual.

Portanto, o Terapeuta Holístico é um profissional que tem como objetivo equilibrar o ser humano, estabelecendo sua saúde integral através de técnicas naturais que seguem os princípios do Holismo, visando sempre o tratamento do consultante como um ser integral.

O tratamento Holístico vai detectar a origem do desequilíbrio e tratá-lo, mas sempre esclarecendo o consultante quais as emoções, hábitos ou maneira de enxergar a vida, o levaram à determinada situação. Desta forma, a pessoa torna-se consciente e edifica sua autonomia para lidar com os desafios da própria vida, sem apresentar desequilíbrios emocionais ou doenças.

Várias técnicas, algumas milenares e outras modernas, são utilizadas na Terapia Holística, pois cada pessoa é considerada única e portanto, necessita de um tipo de Terapia que melhor se adéqua ao seu perfil. 


As técnicas que utilizo são o Reiki, a Fitoterapia, a Cristaloterapia, os Florais, a Acupuntura, dentre outras. Essas técnicas podem ser usadas por qualquer pessoa, em todas as idades ou situações de saúde, pois não possuem contra-indicação. Dentre os benefícios já comprovados, estão aumento de Bem Estar geral, alívio de dores, maior clareza mental, diminuição de estresse, depressão e ansiedade, eliminação da insônia e muitos outros.   


Abraços Fraternais

Nenhum comentário:

Postar um comentário